sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Quadros da Sala

Aqui ficam os meus quadros da sala.
O quadro do tempo (as crianças participaram na sua construção fazendo os desenhos dos estados de tempo):
 
O quadro das presenças (as crianças também participaram na sua construção, escrevendo os seus nomes):

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Amizade

Durante a semana anterior, para além do tema do Carnaval, também abordámos o tema da amizade. Cada criança escolheu um amigo a quem fazer um desenho e cada criança expôs também a sua ideia do que é ser amigo.
Aqui estão os resultados...
 
  
 

E aproveito para comentar que agora para além de aparecerem os girassóis nos desenhos, também aparecem sinais de trânsito.Isto mostra o resultado dos projectos que vão sendo desenvolvidos na sala.
:-)

Desfile de Carnaval

Na passada sexta-feira, dia 12, participamos no desfile da câmara juntamente com outras instituições. A nossa IPSS ia mascarada de semáforo...Uma sala vestiu-se de verde (que é o caso da minha), outra vestiu-se de cor-de-laranja e outra vestiu-se de vermelho... as três cores do semáforo. O que é certo é que o conjunto ficou espectacular...
Bom Carnaval...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval

Durante esta semana estivemos a falar sobre o Carnaval e também falamos um bocado sobre os afectos.
Deixo aqui as máscaras que as crianças pintaram com aguarelas. Foi uma técnica totalmente nova e que elas adoraram.

Ainda os girassóis :-)

Pois é...
Os girassóis continuam a crescer e as crianças sempre a perguntar quando é que vão ver a flor do girassol. Não pensei que eles crescessem tão depressa...
Lá está, não são só as crianças que aprendem mas também nós aprendemos muito com eles!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

As Figuras Geométricas e os Sinais de Transito

Podemos trabalhar a matemática de várias maneiras. Como estavamos a desenvolver o Projecto do Trânsito, as crianças preencheram uma tabela de dupla entrada onde de um lado tinham as figuras geométricas que já conheciam e do outro tinham que colar sinais de trânsito que correspondessem à figura. Os sinais de trânsito foram escolhidos, recortados e colados pelas próprias crianças.

Segurança Rodoviária

Durante esta semana estivemos a trabalhar a segurança rodoviária. Foram várias as actividades que fizemos. Fizemos jogos interactivos no computador, fizemos puzzles relacionados com o tema, observamos sinais de trânsito e aprendemos o seu significado, fomos à rua para ver a sinalização existente, entre outras...
 
 

Projecto dos Girassois (cont)

Esta semana tivemos uma surpresa na sala. Quando lá cheguei na 6ª feira, as crianças vieram logo ter comigo e disseram: "Fernanda, anda, anda ver os nossos girassóis que já estão a crescer!". Pois é, para surpresa minha tinhamos dois girassóis a espreitar... as crianças estavam muito entusiasmadas com o acontecimento!
:-)
 
 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Projecto dos Girassois

Na semana anterior estivemos a trabalhar o projecto dos girassóis na sala. Este projecto surgiu a partir de uma dúvida de uma criança: "Porque se chamam girassóis?". As crianças pesquisaram na internet e nos livros e aprenderam imensas coisas. Durante esta semana, todos os desenhos que fazem, lá aparecem os girassóis.Infelizmente não tenho grandes fotos pois fiquei sem máquina nessa semana. :-( mas o projecto foi muito gratificante para todos nós.
 
Os girassóis nos nossos desenhos...
 


Areas da sala

 Aqui estão as diferentes áreas da minha sala... :-)